quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pérolas na Mônica Bergamo. Ou Arrastões e Chiliques



Precisei colocar aqui, é muito imbecilidade por centímetro quadrado de jornal. São os melhores momentos da coluna da Mônica Bergamo publicada na Folha de S.Paulo no último domingo.

Espero que a publicação de uma página de tanta futilidade tenha sido uma ironia muito fina, uma crítica subliminar a quem vive tão alienado em um mundo tão complexo. 

Não vejo outra explicação.

Meus comentários em itálico.

São paulo contra o baixo-astral

(...) "Tô morrendo de medo. Se levarem uma bolsa Hermès minha, vou chorar mais do que tudo", diz a decoradora Alessandra Campiglia, grudada em sua Chanel. Chora mesmo, merece!

(...) O arrastão ao restaurante La Tambouille foi um marco. "Uma surpresa! Tá cada vez mais perto da gente. Os ladrões estão audaciosos!", diz Carola Porto, sócia da Agenda Black. Vou até fazer um post disso no Facebook, afinal temos que protestar!

(...) "É um absurdo você ir a um restaurante e pensar que pode ser metralhada. Teve arrastão em vários que a gente frequenta. O La Tambouille... Acho absurdo, surreal", diz Talita de Gruttola, voluntária no Hospital do Câncer. Metralhada? Querida, vão roubar sua carteira e celular. Se tivessem metralhadora, roubariam sua casa ou banco!

(...) "São lugares aonde a gente vai sempre. O La Tambouille, o Carlota, gente! E a Lanchonete da Cidade [nos Jardins]? É do lado de casa, vivo lá com minhas filhas! Há dois meses comecei a ir só a restaurantes de shoppings", diz a advogada Luciana Natale. Vai no Bar do Estadão, gente! Lá não tem arrastão e o sanduba é melhor. 

(...) Champanhe na mão, conta que o grupo se reúne uma vez por semana para almoçar. "Agora estamos indo ao clube Paulistano. Como somos todas sócias, fica mais fácil e seguro. Dá para entrar, estacionar o carro." Daniela Cilento, uma das amigas, diz que não tem "medo de nada, nada. Se bem que já passei por uns sustos".

Recentemente, almoçava no Girarrosto. "Entra um cara mal vestido gritando para os seguranças: 'Não me bate, não me bate'. A Mika [sua amiga] já foi tirando o relógio, escondendo a bolsa. Era um mendigo." "É o que menos me assusta, sabia?", diz Luciana. "Mas você hoje não sabe se é mendigo ou se vai tirar uma arma", diz Dani. Nooooooossa, que susto! Coraçãozinho foi a mil! A testa esticada de botox até enrugou de novo!

(...) Chef de cozinha, Paula Passos conta que "no Kosushi [Itaim] é que é legal. Tem um segurança de uns 3 m de altura!".  Mostra a foto que fez do funcionário no celular. "Duvido que assaltem lá." Uhn, três metros de altura, fotinho no celular... aí tem!

(...) "No dia em que tiver carro blindado, prefiro mudar de país", diz Dani Cilento. Demorô, vaza! "É melhor morar na Suíça, né?", responde Paula. "Ah, não. Deixar o Brasil? Prefiro ter um carro blindado", afirma Luciana. "Tem que fazer como nos países árabes: roubou, corta a mão", sentencia Dani. Cuidado com o que fala, você teria um monte amigo maneta.

A MELHOR DE TODAS: (...) A modelo Cassia Avila afirma que tem "orado para Jesus". E evita andar a pé. Na semana passada, percorreu de carro os dois quarteirões que separam a joalheria do marido e o restaurante Gero, na rua Haddock Lobo. Nas lojas vizinhas, 15 seguranças cuidam das vitrines de Dior, Louis Vuitton e NK Store. Nem assim ela se sente segura.

Quando Cássia tentou entregar o carro ao manobrista, um marronzinho disse que a multaria. "Olha isso, ou você é multado ou assaltado." Ela está no limite (COITADA). "Não dá mais pra morar no Brasil. Nossa filha vai estudar em escola americana. E depois vamos nos mudar." Vaza, também! Além de nos privar de sua sabedoria, melhora o trânsito.

(...) Para não abrir mão do prazer de jantar fora, Carola Porto diz que começou a frequentar os restaurantes que já foram assaltados. "Eu acho que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. No sábado eu fui ao La Tambouille. Tava tranquilo." #Gênia! 

"Prefiro convidar as pessoas para jantar na minha casa", diz a administradora Flavia Sahyoun. "Roubam tanto no Brasil que pensam que todo mundo que tem dinheiro é porque roubou e não porque trabalhou. Virou um país tão avacalhado...". É verdade: políticos e empreiteiros e quem mais dance em Paris com guardanapos na cabeça sofrem tanto com essa injustiça!

(...) a atriz Laura Neiva pede comida em casa. "Tenho um pit bull e agora só ando por Higienópolis com ele." Favor recolher as fezes do bicho. É lindo ver madames com saquinho de cocô na mão! 

(...) Tom Cavalcante não corre mais nas ruas. "Amo SP e estou muito triste." Cara, triste você está faz tempo.

(..) A consultora Fabiola Kassin só vai a lugares "dentro de shopping, (...) "Alguém tem que tomar atitude. Sei lá, governo. Daqui a pouco, o Exército entra na rua. Está mais seguro morar no Rio do que aqui. Está ridículo. No Rio você para no quiosque e toma uma cerveja. Aqui não posso nem ir ao bar da esquina. Não tem mais rico, pobre, assaltam qualquer coisa, boteco, restaurante. Virou uma zona. Quando saio, tiro tu-do!" Tira, tira, tira!

3 comentários:

  1. PQP... Pena que não li isso no jornal. Maravilha de coluna, teria feito meu domingo bem mais engraçado. Abs

    ResponderExcluir
  2. Comentários fantásticos, Bro! Com certeza trata-se de uma ironia finíssima! E chama esse povo pra tomar uma no Seu Antonio que lá nao tem arrastão... Bjs

    ResponderExcluir
  3. Renatão, sorte sua não ter lido. Fez seu domingo melhor.
    Bródi, no seu antonio não tem arrastão... só briga, risca-faca, ovo azul, torresmo com pelo. Outro tipo de risco.
    abs e bj.

    ResponderExcluir