sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O japonês da sexta-feira

Sou fanático por sushis e sashimis. Peixe cru é bom demais...


Dito isso, afirmo também que sou chato para restaurante japonês. Gosto dos mais tradicionais, dispenso cream-cheese e salmão fica lá no fim da esteira, na ordem de peixes que mais gosto. Moderno, recomendo só o Mori Sushi – e não é porque a Comunicare atende a casa há sete anos.

É porque lá conheço o chef, a matéria-prima é de primeira, e, se você não quiser cream-cheese em tudo e salmão cru, semi-grelhado, grelhado, em sushi, em nigiri, no temaki, pegando fogo, em rolls e na sobremesa, é só avisar – a variedade de peixes é muito boa e, se você conseguir sentar no balcão e for bom de papo, a refeição pode ser megasurpreendente.

Bom, mas o japa protagonista deste post é um ilustre desconhecido. Se no Mori Sushi cabem 180 pessoas e faz fila suficiente para duas horas de cerveja na espera, esse tem uns 18 lugares (nunca contei), espalhados em quatro mesinhas e um balcão para comer olhando pra parede, tudo escondido atrás de uma portinha de vidro.  

É um pedacinho do japão na Vila Mariana (ei, não reclame, na descrição do blog eu falo que sou chegado num clichê), com uma família nipônica atendendo, músicas típicas tocando, decoração simplérrima e o chef de doma e gravatá atrás do balcão de sushis, mal falando português. O empreendimento surgiu porque o patriarca cansou de trabalhar no mercado de peixes ornamentais, viajando entre São Paulo e Manaus – ou seja, ele já entendia de peixe muito antes da portinha abrir.

Por que é bom? Porque é ultradicional, aposta na variedade de peixes bem cortados (já comi, que me lembro, nigiris de xaréu, robalo, polvo, lula, sardinha, cavalinha, sororoca, prego, pargo, olhete, carapau, além de atum e toro... que não é de atum azul, mas engana bem). 


A tradição também vem na pergunta: "Pode por wasabi? Sim, claro...". Nada de bolinha verde para você enlamear o shoyu. Quem mete wasabi no peixe é quem de direito: o sushiman.... e que pancada, chega a fazer suar.


Item simpático, os peixes e pratos do dia estão listados numa lousinha e afixados num quadro de cortiça – em japonês e português.


Serve um combinadinho a R$ 22,00 que inclui um temaki, dois pares de nigiri, peixe ou frango empanado ou tempurá de legumes, mais misoshiro e uma entradinha ao estilo aeomono (pode ser de pepino ou broto de alguma coisa que está me fugindo agora – acho que é bambu, ou nabo).


Lá também já provei (2x) o kaisen tirashi, que é um PF de gohan (arroz) coberto com peixes e frutos do mar variados e crus, e um prato de atum com cará ralado e temperos – parecia um mingau salgado com pedaços do peixe (valeu a experiência que não será repetida).


Oferece também pratos tradicionais que estão esperando o calor amainar para eu cair matando – sobas, udons e um curry japonês (karê) que está me desafiando há tempos.
Pelo ambiente autêntico, pelo preço, pelo arroz temperado, moldado e apertado na medida, pelo temaki que chega na mesa ultracrocante, e, principalmente, pelo nigiri de xaréu, leva uma cotação fucking good.

Abs!
Ten Sushi - Rua Afonso Celso, duas portas antes do número 1221, onde fica a Comunicare.
 Abre no almoço de sexta, e no jantar de terça a sábado. 

PS: nesse post, descobri que meu smartphone atual é una mierda para fotos de comida. Por isso só tem foto da lousa. Vou ter que usar o iphone da patroa.


Atualização em 04.02: nem nabo, nem bambu... acabo de voltar de lá (hoje é sexta) e trata-se de bardana, raiz que lembra uma batata crua na aparência e firmeza, mas bem mais saborosa. Os peixes de hoje foram pargo e carapau.

3 comentários:

  1. Ei Albieri, assim fica difícil emagrecer. Vou ter de ir!

    ResponderExcluir
  2. Bro,Vc sabe que japanese food não é meu forte. Até vou para acompanhar a galera. Mas como vc disse "Bro, vc precisa comer num lugar excelente (FG) para depois dizer se gosta ou não...". Então, após esse post digno de um expert no assunto, aguardo seu convite para qualquer um dos dois locais FG. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Benedita e Elas&Afins, convite feito, aguardando aceite e agendamento. Bjs.

    ResponderExcluir