quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Depois dos Enochatos, os Gastromalas...

Ontem, a Folha Equilíbrio trouxe uma matéria sobre pessoas que fogem dos gastrônomos, gourmets, foodies e afins, e buscam comida sem frescura... Já vi movimento semelhante contra os enochatos, que sentem até notas de couro de sela de cavalo em um vinho (aliás, por que ninguém nunca sentiu aroma de uva?).


Matéria bacana, e concordo em muito do o que está ali, principalmente as frescuras do cardápio moderno, quando azeitona picada vira tapenade, ou um molho vermelho vira salsa de tomates frescos ao perfume de manjericão. 


Gosto de comida boa, bem-feita, elaborada e apurada... mas a gastronomia molecular, em que a gema é de ouriço, o sorvete é de bacon e a carne vira líquido, não me apetece. 

Abaixo, o que mais gostei da matéria: uma lista do que o André Barcinski, crítico de cinema, julga ser essencial para um restaurante. Achei divertida, a cara desse blog... 



UM RESTAURANTE PARA QUEM CANSOU DE SER GOURMET
Características da cozinha ogra segundo o crítico (de cinema, não de culinária) André Barcinski

1 - Não pode ter nome começando por "Chez" ou terminando por "Bistrô"
2 - A comida precisa ocupar ao menos 85% da área total do prato (com preferência para iguarias com um taxa de ocupação de mais de 100% dos pratos, como bifes que caem pelas bordas dos pratos)
3 - Não pode ter "chef" e sim "cozinheiro". Não pode ter "menu", e sim "cardápio"
4 - Algumas palavras estão terminantemente proibidas nos cardápios: "nouvelle", "brûlée", "pupunha", "espuma", "lâmina", "lascas" e "contemporânea"
5 - Os garçons não podem ser modelos, manequins ou atores, com preferência para velhos e feios
6 - Os garçons precisam passar no teste da colherzinha, que consiste em servir arroz com uma só mão, juntando duas colheres, sem derramar um grão sequer
7 - Não pode ficar dentro de shopping center
8 - O teste final: se o garçom, ao ser perguntado "o que é 'El Bulli'?", responder qualquer coisa que não seja "é onde eu sirvo o café", o restaurante está sumariamente eliminado

A matéria completa está aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário