terça-feira, 29 de março de 2011

A batalha dos PFs


O que o Bar da Dona Onça – cool, bem falado pela imprensa, empreendimento de chef famoso – e o Restaurante Manancial – desconhecido, improvável, empreendimento de um empreendedor mesmo – têm em comum? Estão sempre cheios, as mesas ficam espremidas, investiram no ambiente (cada um a sua maneira) e servem PF, o tema dessa batalha.

Restaurante Manancial
São Bernardo, 27/02, 12h37 – Eis que me vejo em plena Estrada dos Alvarengas, tomando uma canseira para entrar no Centro de Distribuição de uma multinacional de alimentos. Isso que dá ser prestador de serviço.

A concorrente do bem, também ali para a visita técnica, sugere: “Vamos almoçar?”. Convite aceito na hora, partiu o quarteto em busca dum local em meio a fábricas e caminhões. Demos de cara com o Manancial.

Casa e bocas cheias
De saída, as impressões foram: bastante gente comendo (isso é bom), banheiro limpo (isso é bom), música pop anos 80 ressoando alto (isso é inusitado), foto duma cachoeira na parede (???).

Sentamos, e o cardápio de plástico na mão oferecia: comercial assim, comercial assado, sanduíches, promoção salgado a R$ 1, e prato do dia: Chuleta. Renatones e eu nem pestanejamos: manda duas.


Está bom assim de alho?
Chegam os monstros, acompanhados de arroz, feijão, fritas e salada. As impressões:
  • salada não disse a que veio – tudo verde;
  • arroz e feijão muito bons;
  • fritas sequinhas;
  • e chuleta bonita, coberta por uma camada de alho, pero salgada.

Mas, se considerarmos a localização e a limpeza do lugar, a atenção e educação do dono e o trio arroz, feijão, fritas, dá para perdoar fácil o escorregão da chuleta. 


Por oferecer comida boa, confiável, bem-feita em ambiente limpo no meio de uma avenida industrial, leva G. Quem tem que se virar para comer em lugares desconhecidos e inóspitos de vez em quando entendeu a nota...

Bar da Dona Onça

As curvas da Dona Onça
São Paulo, 29/03, 13h43 – Eis que me vejo em pleno Centro de São Paulo, ao lado do Copan, depois de resolver umas burocracias bradesquianas. “Preciso almoçar, o Dona Onça está ali...”. Dois mais dois são quatro, entrei.

Ambiente bacana, retrô-moderninho, cheio de executivos e alguns disssscolaaados. Chega o cardápio e, como é almoço de dia de semana, a escolha foi PF Dona Onça, de carne moída com ovos cozidos. Poderia ser frango grelhado, omelete de queijo e tomate, paillard de carne. Em todos, acompanham arroz, feijão e couve.

A boa impressão começou com o azeite de qualidade, o moedor de flor de e sal e o molho de pimenta cumari colocados na mesa, além da cumbuca de farinha bem fininha (foto). São detalhes que fazem a diferença.


Prato chega rapidamente (afinal é prato-feito), e as impressões foram:
  •  arroz e feijão (com pedaços de bacon) muito bons,
  • couve idem,
  • carne bem suculenta e cheia dos ovos prometidos, porém podia estar mais saborosa. Corrigida prontamente com o molho de cumari disponível ali.
Cumbuquinha de feijão... acabou, está acabado!
Resolvi testar a simpatia do local e aí o ponto mais negativo do dia:
- Amigo  você pode me trazer mais um pouco de feijão?
- Sim, claro...

Mimos finais - doces e leite de vodca
A cumbuquinha extra foi devidamente cobrada na conta, como um acompanhamento a parte. Pô, PF simpático dá direito a repeteco de feijão. 


Por sorte, os mimos do café e o Leite da Dona Onça, um digestivo a base de leite e vodca, salvaram a cotação no quesito simpatia.

Levou, raspando, um G... quase foi JO, ficando entre os simples mortais. Mas ressaltando que esse foi somente o teste de um PF. 


Será avaliado novamente como bar, que é sua vocação de origem, e deve ter desempenho bem bom.

Conclusão
Deu empate no resultado, mas é como se eles jogassem dois campeonatos diferentes... um é esgrimista, o outro boxeador! 


Se pensarmos na proposta de cada um (a chuleta do Manancial custa exatamente metade da carne moída da Dona-Onça), eles cumpriram o que prometiam. Algumas escorregadas, outros acertos, e a certeza de que são recomendáveis para quem precisa almoçar rapidamente, seja no Centro Velho, seja na Estrada dos Alvarengas.

PS: já tem dois inscritos pra avaliar o Bar da Dona-Onça em sua vocação original – a de bar. Inscrições nos comments abaixo. Em tempo: o blog não paga a conta de terceiros. Prejuízo só o do autor!

4 comentários:

  1. Bro, Pela descrição e fotos, o Da Onça é G com louvor! E me coloca na lista de inscritos. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Au, Au, Au, Manancial é animal! Espero voltar lá muitas vezes... Tô dentro do Bafo (da Onça). Abs

    ResponderExcluir
  3. Êba, adoooro ser meio "culpada" por um post. Sua concorrente do bem gostou de ver vcs batendo o PF!

    ResponderExcluir
  4. Tô inscrita tb!!! Paty

    ResponderExcluir