sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pro casório ser bom!




Para uma festa de casamento ser boa, tem que ter:

Amigos aos montes: nesse, tinha.... vários, boa parte dos meus melhores amigos, a maioria com suas esposas, que também se tornaram grandes amigas, ou até ermans.

Tinha dois casais corajosos com seus filhotes pequenos e baladeiros... e dois solteiros desgarrados, que começaram a festa se fazendo de durões (“estou comprometido”) e terminaram  garimpando o que havia sobrado – sem sucesso, diga-se.

Comida boa: sou adepto do tal do finger food, em que um monte de coisa é servida sem às pessoas estarem necessariamente presas às mesas. Mas tem que ter ênfase na palavra monte. Quantidade e variedade são fundamentais nessa modalidade, senão parece que você não fica satisfeito.

Nesse casamento, tinha... quantidade, qualidade e diferentes estilos – asiático, francês, do  mar. FG! Lagostim gratinado, rolinhos orientais, vieiras, terrine, camarão, etc, etc, etc ... e ainda tinha uma mesa de jantar que poucos de nós arriscaram a visitar, tamanha a intemperança durante os finger foods.

Bebida boa: tão ou mais importante que a comida, bebida boa e bem servida é fundamental.

Nesse casamento, tinha: uísque 12 anos, espumante brut, vinhos brancos e tintos, caipirinhas de todos os estilos... tudo FG e servido a rodo. 

Fui de espumante e, acho, uísque – a convite  do noivo (“bebe aí, porra!”). A moça da foto, que pediu para não ser identificada, seguiu meus passos...

Mas, aqui, uma advertência: mais vale uma cerveja bem gelada do que servir uísque ruim ou “champanhe” doce.  Bebida tem muito a ver com a forma que se serve e, principalmente, o espírito dos noivos.

Vai dar festa, a grana está meio curta e/ou não entende/gosta de vinho/espumante brut/uísque? Não precisa inventar moda, fazer empréstimo no banco, colocar Velho'Oito em garrafa de Red Label. Cerveja muito gelada em copo decente resolve seu problema - 97% dos convidados vão gostar.

Gente bonita e arrumada: tem que ter, afinal, ninguém merece dar aquele tapa no visual, puxar a melhor gravata, mandar lavar o vestido e...  entrar num lugar que se confunde com fila de programa de calouro... o meninão com aquele terno preto com camisa laranja, ou a cocota de vestido com babado que parece que tomou chuva no caminho.

Nesse casamento tinha, gente bonita e arrumada... inclusive a turma deste escriba! ;<)

Padre Prolixo: ainda mais se a cerimônia acontecer direto no local da festa, sem igreja, o padre 'mala' é figura imprescindível. Precisamos daquele sermão longo, longuíssimo, intermináááável, para lembrar que estamos ali não (somente) para beber, comer e bagunçar, e, sim, para celebrar algo especial, e que deve ter conexão com o que quer que exista lá em cima.

Nesse casamento, ele estava lá!

Máscaras, apitos, etc: duas da manhã, a moçada já meio no piloto automático, dançando não sabe mais porque... melhor solução? Transformar a zumbizada em criança de novo!

Nesse casamento, solução original: máscaras com os rostos da noiva e do noivo. Imagine a zumbizada dando de cara com 200os Rafaéis e 200as Danis...  Diversão garantida!

Música boa? Não necessariamente... ou você acha que Ilariê, Macarena, samba e hits dos anos 80, como Magal e Rick Astley, são o fino da música? Se a festa estiver garantida no item três, a música não precisa de tanta qualidade.

Mesa de doce: ah, tem que ter. E sabe o porquê? É o que segura a mulherada até o fim da festa. E ainda dá uma glicosada na galera.

Nesse casamento, mesa das melhores. Com direito a assalto e contrabando de bem-casados realizado por quadrilha especializada, segundo testemunhas... e confirmada pela quantidade de sanduichinhos de pão-de-ló que encontrei no quarto no dia seguinte, fenômeno testemunhado também pelos outros maridos.

Confusão no final: inevitável, ela também é combustível para a conversa do dia seguinte.

Pode ser padrinho roubando o bolo falso porque jurava que tinha que devolver pros noivos, noiva chorando porque a festa acabou cedo (e já eram cinco da manhã), noivo entalado pela bunda no carrinho de sorvete (sim, eu vi isso em outra oportunidade), tombo assim, escorregão assado, gente que se odeia se beijando, gente que se ama brigando, carro trocado/esquecido no vallet, até mesmo uma briga (de leve - tipo "me segura senão eu bato").

Nesse casamento, teve o último item. E parece que não foi tão de leve. FB! 

Ainda bem que o zumbi aqui já tinha se retirado... zumbi de bom senso sabe até onde ir.

E por aqui me despeço sem antes desejar toda a felicidade do mundo pro novo casal e dar parabéns por um dos melhores casamentos que eu já fui!

Abs e bjs!

PS1: o casamento foi em Vitória (ES), e cidade de praia sempre nos proporciona coisas boas, como essa bela porção de camarões no Caranguejo do Assis, em Vila Velha.

(Cotação G – cerveja gelada, belas porções do mar, casquinha de siri overtemperada – a de sururu é melhor. Vale a visita, mas passe longe dos sushis e sashimis... a máxima de Sófocles ‘cada um no seu quadrado’ também vale para as especialidades gastronômicas).

PS2: escrever essas linhas me lembrou e deu saudades do meu casamento, que, ao meu ver, preencheu todos os requisitos. Acho que vou casar de novo... com a Estela, claro!

6 comentários:

  1. Bro, O seu casamento estava sensacional! Tinha todos os ingredientes que vc listou. Menos confusão no final, pelo que me lembro. Mas no meu ranking de festas e baladas, foi a segunda melhor....
    Abraços. MM

    ResponderExcluir
  2. Querido, como você escreve bem!!! Os grandes jornais e revista deveriam ter uma coluna sua por lá !!! Ia fazer sucesso... me diverti muito com esse texto, foi passando um filminho na minha cabeça, dos melhores momentos, que foram muuuuuitos!!! Agora, quem é essa moça com dois copos de bebida??? Que absurdo!!! Deve ser "armadilha terrível"... rs...Bjs... na expectativa do próximo texto !!! Jubinha

    ResponderExcluir
  3. MM,
    Teve confusão no final, sim... três itens da lista rolaram. Ou seja, kit completo!

    Jubinha,
    Armadilha terrível foi a causa da briga! Hahaha... A moça da foto era só uma arapuca inofensiva.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Amooooooooooor, vamos casar de novo?
    Eu quero, TE AMO!!

    ResponderExcluir
  5. Só marcar a data... já sabemos como fazer a festa. Te amo!

    ResponderExcluir
  6. No aguardo.
    Já avisei. Não precisa convidar.

    ResponderExcluir