terça-feira, 19 de abril de 2011

Que venga el monstro! Um almoço de negócios no Sujinho...

Um clássico paulistano


Era a despedida temporária do Renatones, companheiro desse blogueiro nos últimos posts por profissão, afinidade e vocação. Almoço corporativo básico e a dúvida de sempre: “Onde?”. Como estava preste a ser abduzido do mundo de baco pelo seus istas (não sei bem se cardiologista, nutricionista, endocrinologista, budista, dentista, etc.), Renatones decretou: “vamos ao sujinho!”.
As boas batatas portuguesas...

Nossa, flashback total! Memória dos bons tempos que  ia tomar uma saideira e comer muito com bons ou maus amigos antes de dormirDe quando isso não fazia mal ou dava pesadelos... era dormir tranquilo e pesado, de barriga para cima, sem me preocupar com o volume do ronco da Scania.

Alea jacta est, vamos ao Sujinho e tentar trabalhar depois!

Cheguei atrasado, graças ao trânsito infernal da Paulista. Devia ter ido de metrô... Renatones e o novo comparsa da mesa, motivo da reunião, já tinham pedido uma batata-frita que chegou mandioca (ou vice-versa). Os indefectíveis e deliciosos vinagretes de cebola e de repolho estavam lá, como sempre. Já vi diversos bares, como o finado Rabo de Peixe, tentarem –e falharem – fazer igual.

Salada para ajudar a consciência e a digestão
Vem o garçom com a pergunta desafiadora "Seu pedido, senhor?"... e agora? Tinha que trabalhar depois, estava calor, será? Vou conseguir? Melhor ir de franguinho assado como vi em outra mesa? Que nada, está no inferno, abraça o capeta e dá risada: “Três chuletas! Ao ponto!”, bradou-se na mesa.

10 minutos depois, chegam os monstros! A bicha continua enorme, alta, com seus ossos denunciando que a costela estava ali ao lado. O conjunto carne + osso deve ter perto de um quilo?

 Para ajudar a enfrentar a fera, pedi salada. Renatones, não sei se pela coragem ou pela consciência que seria sua última batalha ultracalórica, foi de batatas portuguesas (G) e arroz.  O novo conviva o acompanhou.

Primeira garfada e, sim, a chuleta (ou bisteca bovina) continua sensacional! Assada lindamente por fora, rosada ao ponto no meio, enorme, sumarenta, suculenta, fantástica! Por isso o lugar tem 70 anos, tem empreendimentos filhotes bem-sucedidos no entorno e continua cheio a qualquer hora do dia! Lá, a maldição da segunda vez não pega... nem da terceira, ou quarta.

Ei-la... a mão até tremeu!
Batalha bem disputada, mas... a chuletaça venceu! Não cheguei ao fim.

Bons tempos que ia até o osso e me declarava vencedor. 

Tentarei mais uma vez, assim que a oportunidade surgir. Só que com uma bela gelada acompanhando.

Talvez seja isso que tenha faltado para a vitória. Mas, lembremos, era só um almoço de negócios!

Cotação: FG!
Sujinho – Rua da Consolação, 2068 (esse é o primeiro de todos)
Dica básica: somente dinheiro ou cheque.

4 comentários:

  1. Melhor que a chuleta, só a companhia do amigo! Belo post, como sempre. Aliás, foi minha despedida, mesmo! Três meses de gancho. E não cabe recurso no STJD. Ossos (literalmente) do ofício. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos a despedida foi à altura do seu desafio atual... nos encontramos em breve nas mesas da vida. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Dá água na boca ler esse post. Na próxima tentativa com acompanhamentos alcoólicos, eu acompanharia o monstro de uma bela caipirinha... Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ai caramba... com amigos assim os 10 kg a mais não irão embora nem com reza braba!

    ResponderExcluir