quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Volta, Bordão!



O assunto é velho na minha cabeça, mas resolvi escrever porque fico com raiva cada vez que lembro. Segurar a raiva faz mal pra saúde – deve dar gota, frieira ou algo do gênero.

Um dos programas que mais gosto na TV é o Sem Reservas/No Reservation, com o chef metido a bad boy Anthony Bourdain (Discovery Travel & Living-TLC / diversos horários / canal 94 Net). O cara roda o mundo atrás de histórias, bebidas e comidas boas.  

Pois bem, o cara veio a São Paulo numa das primeiras temporadas... e que merda foi aquilo.

Caiu no colo de uma patricinha desgraçada que produziu pérolas como transportar o cara de helicóptero porque o trânsito é ruim; o programa mais popular foi o baile para playboy da Rosas de Ouro – ok, com sanduíche de linguiça ao final; limitou o universo botequeiro de Sampa ao Valadares, que é um boteco legal, mas não explica a cidade – “Vocês só comem frituras?”.

O restaurante bacana da vez foi o Manacá - que deve ser excelente. Mas onde chegou-se descendo a serra de motorista (ué, estourou o banco de horas do helicóptero?), sem antes deixar de passar por condomínio fechado de bacana em frente à praia no Litoral Norte. Onde se entupiram de caipirinhas e comidas também para bacanas!

Salvaram-se a feijuca na casa de simpática senhora na Vila Madalena, espetinhos com Jun Sakamoto na rua (~32 segundos de programa) e futiba society garçons x cozinha seguido de churrasco. Todos sem a horrorosa anfitriã.

Entre clichês medíocres produzidos pela dita-cuja, o autor de Cozinha Confidencial comeu o monstrengo de mortadela do Mercadão. E, o pior de tudo, la mierda de la mierda, participou do seguinte diálogo na porta da Rosas de Ouro – que tento reproduzir livremente de memória.

Bourdain: 
O Rio de Janeiro tem como referência a praia, que define bastante o estilo de vida da cidade. Qual a praia de São Paulo?

Burra, consumista, com preguiça de pensar, que só assiste novela e Big Brother: 
Ah, é o shopping! – matou no peito e devolveu a anta, para a alegria de todo bairrista carioca, baiano e etc.  E para vergonha alheia total de 97,4% dos paulistanos e paulistas.

Meu, se eu fosse o Bordão, encerraria o programa ali mesmo e go back to NYC.

A nega não levou o cara tomar caipirinhas no Veloso?! Depois comer bisteca no Sujinho, com infalível molho de repolho e cebola?!  

E mandar um sanduba de pernil fatiado pelo legendário Amaral no Bar do Estadão, na madruga, em meio a eclético público - putas e travecos, playboys e pitboys, motoristas começando, boêmios encerrando?!

Comer pastel na feira?!  Não foi à Liberdade?! Não teve churrasco grego (o cara é louco por e para isso)?! Comida árabe?! Cantina?! Pizza, gente, pizza?!

Escovar dente com chope e mandar bolinho de bacalhau na manhã de um sábado no Léo?!

Não foi ao Tordesilhas/Brasil a Gosto/Mocotó, comer comida brasileira de grife?!

Não foi a nenhum pé-sujo comer comida brasileira sem grife?! Tomar breja em copo americano, acompanhado de cabeludo torresmo?!

Não tomou cerveja e comeu coxinha no Frangó?!  Não comeu frango ou costela assados em televisão de cachorro, com encharcadas batatinhas no fundo?!

Não foi na rota do frango com polenta no ABC?! 

E o Fasano?! E o D.O.M.?!  E o Amadeus?! Rodeio?! Rubayat?! La Casserole?!  Fogo de chão?! 

Não encontrou um Boteco do Taquinho?! Uma portinha com inesperado sushi?!

Balada?! Festa?! Churrascada?! Zona?! Nada?!?!

Não comeu arroz e feijão, carajo?!

Não... nada!

Enfim, não saiu do óbvio. E do cérebro reduzido da moça...

Volta, Bordão! Com o mesmo orçamento, dá para fazer 16 episódios melhores. É só não andar de helicóptero.

Abs.

PS: os adjetivos precedendo os substantivos foram dedicados ao ultra sincero www.botecodojb.blogspot.com, que fez bonito texto em homenagem à Dona Nice.

4 comentários:

  1. Eu assisti a este episódio umas pardiveiz.... ridículo o que fizeram com o magrelo.... Apoiado.

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale, Charles. Para piorar, agora a série é dublada. MTFCKRS.

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post!!! Quando assisti o programa quis morrer! Que m.... q ódio da guria! Manda o link do seu post pro Bourdain traduzido... ele precisa ler , aprender e, quem sabe da próxima vez, fazer melhor. Bjs Su (sueishi-schmoker, so pra travar a língua.. kkk)

    ResponderExcluir
  4. Eu não costumo ver o Bordão. Mas vi alguns episódios sensacionais que me fizeram ficar com vontade de ir nos tais lugares... E na nossa vez a gente faz isso: deixa ele à cargo de pessoas que não conhecem o nosso Brasilzão!

    ResponderExcluir